top of page

As Madames

Madame Muska
Eva Ribeiro

 

 

Quem dá vida a Madame Muska é a lisboeta Eva Ribeiro.
Nascida em 1985, Eva formou-se em Teatro, na Escola Superior Artistica do Porto e, mais tarde, em Teatro Físico na École Internacional de Théàtre Jacques Lecoq, em Paris.
  A partir de 2004 Eva inicia o seu estudo na arte clownesca. Em contacto com diferentes mestres desde então, destaca as palhaças brasileiras Adelvane Néia e Silvia Leblon, a par dos espanhóis Virginia Imaz e Jesús-Jara, do italiano Matteo Cifariello e do argentino palhaço Tomate.
Participa em diferentes festivais, colabora com companhias em Portugal, França, Espanha, Bélgica e Brasil a solo ou em parceria com as  Madame Nez Rouge - dupla de palhaças.
   Em 2013 cria o seu solo "Madame Kill", espetáculo que já apresentou em diferentes países desde então.
   Desenvolve desde  2007 atividades relacionadas com teatro comunitário, nomeadamente de teatro do oprimido, tendo realizado formação na área com José Soeiro (NTO - Porto) e Hugo Cruz (Associação PELE - Porto). Unindo as linguagens do clown social e do teatro do oprimido desenvolve neste momento uma oficina de palhaço social, de âmbito comunitário.
   Desde 2013 propõe uma oficina de introdução ao mundo do palhaço. Através de técnicas de teatro físico, de jogo e descoberta do palhaço interior, reúne o conhecimento dos seus últimos 8 anos de experiência como palhaça.
Esta oficina já foi ministrada em Portugal, na Bélgica e, mais recentemente, em diferentes cidades do Brasil.
   Eva é uma artista multi-facetada que alia o seu estudo artístico à pedagogia e ao ativismo político tendo realizado formação continuadas nas àreas da educação e colaborado com diferentes projetos que aliam a arte e pedagogia, comunitários e politicamente implicados, como o C.I.R.C.A (Palhaços Activistas).
 
evanaquela@gmail.com

 

Madame Diva Maria
Catarina Mota

 

Diva Maria, nasceu apenas mais uma Maria, até o dia em que decidiu seguir finalmente o seu sonho de palhaça e tornar-se a Diva de ópera que merece ser; Assim renasce tornando-se Diva Maria.
 Diva é a principal sonhadora de um mundo só seu onde tudo se parece com uma dramatização da vida, o que a faz por vezes estar, digamos, um pouco distante das coisas práticas da vida; frágil, mas muito entusiasta, assim é.
  Adora o seu Chá, cantar e viajar incansavelmente com a sua grande amiga La Muska que a ajuda a crescer e a manter o foco e a concentração.
Juntas propagam a mensagem Madame como duas militantes muito chic´s e de bem.

 

Catarina Mota 

 

Quem dá vida á palhaca Diva Maria é Catarina Mota.

Faz a sua formação em Cenografia figurinos e adereços, na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo, Chapitô.

No seu percurso destaca nomes com quem teve o prazer de aprender , como o de José Carlos Barros, Teatro Estúdio Fontenova, Pedro Manuel, Caroline Bergeron, António Jorge Gonçalves, João Calixto, Agnés Limbos entre outros.

 Começa a sua pesquisa no ofício do clown no Espaço Evoé em Lisboa com Pepe Nunez, onde mais tarde inicia uma formação anual com Ana Piu.

  Fez uma formação contínua na área do teatro e das técnicas performativas tendo realizado diversos workshops e formações ao longo dos anos.

  Apaixonada pelo clown, pelo objecto, pela construção/criação e pelo prazer de invadir a rua! 
 

atumcomcebola@msn.com

 

 

bottom of page